domingo, 25 de setembro de 2011

Tomada de posse



Olá...
Partilho esta noticia convosco e pela admiração que
tenho pelo Pe.Pedro...

Novo pároco da Sé de Faro tomou ontem posse
Pe. Pedro Manuel tem 28 anos e é natural de Monchique







Presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, realizou-se na Sé catedral de Faro ontem ao final da tarde, a tomada de posse da paróquia da Sé, pelo padre Pedro Manuel, missão que irá desempenhar em colaboração com o cónego José Pedro Martins que já vinha desempenhando aquelas funções há dois anos.

Após a leitura da provisão da nomeação do novo pároco, da sua profissão de fé e do juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja, bem como da entrega simbólica da chave da igreja e da assinatura do auto de tomada de posse, D. Manuel Quintas evidenciou os “sinais que explicitam a missão do pároco na comunidade”, referindo-se concretamente à “proclamação da palavra de Deus” como o “serviço por excelência que o padre é chamado a prestar" à sua comunidade: “Esta é a missão de todo o batizado e o primeiro responsável pela realização dessa missão é o bispo da diocese”, acrescentou.

O padre Pedro Manuel, de 28 anos, natural de Monchique, reconheceu que “ser pároco é o sonho de qualquer padre”. “A realização concreta e plena do múnus de conduzir, governar e educar, só na realidade de uma comunidade encontra sentido”, complementou, confessando repartir, a partir de agora, o seu coração por “dois amores”: aquela comunidade paroquial e o Seminário diocesano, onde membro da equipa formadora (prefeito) também juntamente com o cónego José Pedro Martins (reitor).

Declaração de obediência

Ao bispo do Algarve, o padre Pedro Manuel expressou a sua obediência. “Hoje sou pároco da Sé, mas amanhã o senhor bispo pode precisar de mim noutro sítio qualquer, noutra missão qualquer. Disponha, coloque-me onde quiser e para o que quiser, pois a obediência não é metáfora e a missão é sempre uma necessidade que todos devemos encarar como de Jesus Cristo”, disse.
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário