domingo, 15 de maio de 2011

Domingo do Bom Pastor...



Olá...
Domingo do Bom Pastor...
Pastor lembra cuidar, proteger e conduzir. Jesus Cristo identificou-se como o bom pastor, colocando para si mesmo a missão do cuidar e do conduzir o povo. Em João 10,11-18 encontramos as seguintes palavras: “Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. O pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la de novo. Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de retomá-la. Esse é o mandamento que recebi do meu Pai”.
O texto bíblico permite-nos compreender que Jesus, identificando-se como o bom pastor, quer proteger a comunidade do mal. E, por isso, orienta e coloca-se ao serviço de todos, mesmo daqueles que não O reconhecem, indicando o caminho para a vida plena e para a liberdade.
É também uma forte motivação para os “pastores” das diferentes paróquias, cuja missão é, porventura, a dimensão mais bela do seu ministério: aceitaram ser “pastores do Povo de Deus”. Todavia, o Povo tem um único Pastor, Cristo que Se chamou, a Si Mesmo, o Bom Pastor: “Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me. (…) Eu dou a vida pelas ovelhas” (Jo. 10,11). Mas, os párocos são pastores, como sacramentos de Cristo Bom Pastor. Na verdade, ao serem consagrados, Ele quer continuar a ser Pastor através dos sacerdotes, com a sua bondade e capacidade de dom, com a sua palavra e os seus gestos. Em tudo o que os padres são e fazem deve exprimir-se na bondade de Cristo, na sua solicitude pelo rebanho, que é a Igreja.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário